Página Inicial » Graduação


FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM BIOLOGIA - 1 ano

A QUEM SE DESTINA

É destinado aos portadores de diploma  de bacharel, tecnólogo ou licenciatura (plena) em História, Letras, Geografia, Biologia, Matemática, Química, Física, Filosofia, Sociologia, entre outros reconhecidos pelo MEC. Desde que tenha no seu Histórico de graduação no mínimo de 160 horas da disciplina afins.

 APRESENTAÇÃO

 

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes – R2, da UNIFRAN, é realizado de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 26 DE JUNHO DE 1997, do Conselho Nacional de Educação, e destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados.

Sendo assim, o objetivo é habilitar portadores de diplomas de cursos de bacharelado e tecnólogo, para trabalharem como professores em disciplinas do Currículo que integram os quatro últimos anos do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio nos diferentes Sistemas de Ensino. Ao término do curso o aluno receberá certificado equivalente à Licenciatura em Matemática.

O candidato a este curso não precisa realizar vestibular, no entanto, é obrigatória a apresentação de diploma e histórico escolar do ensino superior, necessitando de, no mínimo, 160 horas na disciplina que pretende lecionar.

PERFIL PROFISSIONAL

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pretende formar profissionais com senso crítico e conscientes da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos.

INSCRIÇÕES

Processo seletivo: A carga horária a cursar será definida após análise curricular, por meio de aproveitamento de estudos. O aluno poderá concluir o curso em 1 (um) ano.

Pelo fato do UNIFRAN adotar a educação à distância como metodologia de ensino, não há necessidade da formação de turmas para que o aluno dê início ao seu curso.

Apenas um encontro presencial no semestre.

HABILITAÇÃO

A habilitação do curso Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes atende aos requisitos da Resolução CNE nº2 de 26/06/97, que prevê a duração de um ano para a sua integralização, com uma carga horária de 540h, sendo 240h teóricas e 300h práticas. Após o término do curso, o discente terá uma licenciatura plena na área escolhida. Para ingresso no curso, é necessário que o solicitante tenha um diploma de nível superior (bacharelado ou tecnólogo) com 160 horas mínimas de disciplinas na área de interesse do curso de R2.

INVESTIMENTOS

R$ 210,00

CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O profissional, bacharel ou tecnólogo, que obtêm o certificado do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Biologia, poderá atuar como professor nos quatro últimos anos do ensino fundamental, nas séries do Ensino Médio, e na educação profissional em nível médio e Superior, nos Sistemas de Ensino público e particular.





Faça sua Inscrição